Vídeo - Igrejas e as Técnicas Carnais

terça-feira, 30 de agosto de 2011 Marcadores:

Paul Washer.


Vídeo - Por uma infância sem racismo

domingo, 21 de agosto de 2011 Marcadores:


Atualidade - Governados por cegos e irresponsáveis

Marcadores:



Leonardo Boff.

Somos governados por cegos e irresponsáveis, incapazes de dar-se conta das consequências do sistema econômico-político-cultural que defendem. Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a mídia. Há que consumir o último tipo de celular, de tênis, de computador. 66% do PIB norteamericano não vem da produção mas do consumo generalizado

Afunilando as muitas análises feitas acerca do complexo de crises que nos assolam, chegamos a algo que nos parece central e que cabe refletir seriamente. As sociedades, a globalização, o processo produtivo, o sistema econômico-financeiro, os sonhos predominantes e o objeto explícito do desejo das grandes maiorias é: consumir e consumir sem limites. Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a mídia. Há que consumir o último tipo de celular, de tênis, de computador. 66% do PIB norteamericano não vem da produção mas do consumo generalizado.

As autoridades inglesas se surpreenderam ao constatar que entre os milhares que faziam turbulências nas várias cidades não estavam apenas os habituais estrangeiros em conflito entre si, mas muitos universitários, ingleses desempregados, professores e até recrutas. Era gente enfurecida porque não tinha acesso ao tão propalado consumo. Não questionavam o paradigma do consumo mas as formas de exclusão dele.

No Reino Unido, depois de M.Thatcher e nos USA depois de R. Reagan, como em geral no mundo, grassa grande desigualdade social. Naquele país, as receitas dos mais ricos cresceram nos últimos anos 273 vezes mais do que as dos pobres, nos informa a Carta Maior de 12/08/2011.

Então não é de se admirar a decepção dos frustrados face a um “software social” que lhes nega o acesso ao consumo e face aos cortes do orçamento social, na ordem de 70% que os penaliza pesadamente. 70% do centros de lazer para jovens foram simplesmente fechados.

O alarmante é que nem primeiro ministro David Cameron nem os membros da Câmara dos Comuns se deram ao trabalho de perguntar pelo porquê dos saques nas várias cidades. Responderam com o pior meio: mais violência institucional. O conservador Cameron disse com todas as letras: “vamos prender os suspeitos e publicar seus rostos nos meios de comunicação sem nos importarmos com as fictícias preocupações com os direitos humanos”. Eis uma solução do impiedoso capitalismo neoliberal: se a ordem que é desigual e injusta, o exige, se anula a democracia e se passa por cima dos direitos humanos. Logo no país onde nasceram as primeiras declarações dos direitos dos cidadãos.

Se bem reparmos, estamos enredados num círculo vicioso que poderá nos destruir: precisamos produzir para permitir o tal consumo. Sem consumo as empresas vão à falência. Para produzir, elas precisam dos recursos da natureza. Estes estão cada vez mas escassos e já delapidamos a Terra em 30% a mais do que ela pode repor. Se pararmos de extrair, produzir, vender e consumir não há crescimento econômico. Sem crescimento anual os paíes entram em recessão, gerando altas taxas de desemprego. Com o desemprego, irrompem o caos social explosivo, depredações e todo tipo de conflitos. Como sair desta armadilha que nos preparamos a nós mesmos?

O contrário do consumo não é o não consumo, mas um novo “software social” na feliz expressão do cientista político Luiz Gonzaga de Souza Lima. Quer dizer, urge um novo acordo entre consumo solidário e frugal, acessivel a todos e os limites intransponíveis da natureza. Como fazer? Várias são as sugestões: um “modo sustentável de vida”da Carta da Terra, o “bem viver” das culturas andinas, fundada no equilíbrio homem/Terra, economia solidária, bio-sócio-economia, “capitalismo natural”(expressão infeliz) que tenta integrar os ciclos biológicos na vida econômica e social e outras.

Mas não é sobre isso que falam quando os chefes dos Estados opulentos se reunem. Lá se trata de salvar o sistema que veem dando água por todos os lados. Sabem que a natureza não está mais podendo pagar o alto preço que o modelo consumista cobra. Já está a ponto de pôr em risco a sobrevivência da vida e o futuro das próximas gerações. Somos governados por cegos e irresponsáveis, incapazes de dar-se conta das consequências do sistema econômico-político-cultural que defendem.

É imperativo um novo rumo global, caso quisermos garantir nossa vida e a dos demais seres vivos. A civilização técnico-científica que nos permitiu niveis exacerbados de consumo pode pôr fim a si mesma, destruir a vida e degradar a Terra. Seguramente não é para isso que chegamos até a este ponto no processo de evolução. Urge coragem para mudanças radicais, se ainda alimentamos um pouco de amor a nós mesmos.

Atualidade - Luiz Felipe Pondé

quinta-feira, 18 de agosto de 2011 Marcadores:

Roda Viva.







Reflexão - Abriu-me a porta Amor

terça-feira, 16 de agosto de 2011 Marcadores:


George Herbert.

Abriu-me a porta Amor, mas minha alma encolheu-se.

Pecado e pó que sou.

Sagaz Amor o ver que ela esmoreceu-se
Desde o instante em que entrou,

Chegou-me a mim e quis saber discretamente
Se algo estava ausente.

“Um hóspede”, falei, “condigno do lugar.”
Amor disse. “És tu quem escolhi.”

“Eu sou grosseiro e ingrato e devo confessar:
Não posso olhar a ti.”

Amor tornou-me a mão e, sorrindo, respondeu:
Quem fez o olhar fui eu.”

“Certo, Senhor, mas eu mandei-o; que esta culpa
Ocupe seu lugar.”

“Não saber”,disse Amor,”quem assumiu tua culpa ?”
“Céus, devo concordar.”

“Senta-se”, disse Amor. “Prova minha comida.”
Então sentei-me e fui servida.”

Valeu Pava !



http://pavablog.com/

Reflexão - O verbo se fez carne... (João 1.14)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 Marcadores:



Alan Brizotti.

Este é um dos textos mais arrebatadores das páginas da Bíblia. Ele expõe uma verdade fantástica: A espiritualidade acontece na vida! É um texto que se abre, cresce, salta aos olhos. Trabalha a graça e a verdade, mostrando que a verdade, amada pela graça, produz espiritualidade de vida, produz a beleza magnífica de um existir cristocêntrico.

Soa paradoxal – espiritualidade e carne – mas é exatamente esse o propósito da espiritualidade cristã, transformar a historia, mudar vidas, quebrar antigas síndromes legalistas que insistem em criar obstáculos para a verdadeira espiritualidade – a espiritualidade que respira o mesmo ar dos humildes.

O verbo se fazendo carne é Deus vestindo a humanidade, adotando o limite, existindo sob o nosso ponto de vista, é Deus sentindo na pele os nossos dramas, vendo o que nossos olhos podem ver, ouvindo melodias e gemidos, existindo entre o caos e a ordem, entre o sorriso e a lágrima, é o coração que bate como o nosso – isso é espiritualidade! É o Cristo!

O verbo agora anda, fala, transpira, cansa, dorme, vive conosco. É a palavra que se torna prática; a prática que se torna sentimento; o sentimento que torna sacrifício – o sacrifício que traz vida! Diminuir esse feito é mais que medíocre, é desprezível. O cristianismo da atualidade não pode se contentar com ritualismo frio, com retórica vazia, com barulho sem amor, isso é anular a graça de um verbo que vem pra andar com a gente.

O desafio maior de hoje é resgatar essências. É gritar em alto e bom som que a espiritualidade não é um projeto reducionista, não pretende produzir mitos nem ídolos, mas é um projeto de vida, onde cada abraço tem as marcas da graça, onde o sol faz sentido, onde o chão que a gente pisa é um palco onde a graça dá seu espetáculo.

Espiritualidade é um projeto de vida!


Música - Lately

Marcadores:

Stevie Wonder.

Lately I've had the strangest feeling
With no vivid reason here to find
Yet the thought of losing you's been hanging
Round my mind
Far more frequently you're wearing perfume
With you say 'No special place to go'
But when I ask, will you be coming back soon?
You don't know, never know
Well, I'm a man of many wishes
I hope my premonition misses
But what I really feel
My eyes won't let me hide
Cuz they always start to cry
Cuz this time could mean goodbye.

Lately I've been staring in the mirror
Very slowly picking me apart
Trying to tell myself I had no reason
With your heart
Just the other night while you were sleeping
I vaguely heard you whisper someone's name
But, when I ask you of the thoughts your keeping
You just say 'Nothing's changed'
(2x)
Well, I'm a man of many wishes
I hope my premonition misses
What I really feel
My eyes won't let me hide
Cuz they always start to cry
Cuz this time could mean goodbye


Música - ENCONTREI (OFICIAL)

domingo, 7 de agosto de 2011 Marcadores:

Fex Bandollero.


Direção e edição: Erick12
Participação: Fabi Nazaret
Produção: Fex Bandollero

Vídeo - TALMIDIM 183: Discernimento

Marcadores:

Ed René Kivitz.


Reflexão - Atitudes Essenciais à Vida

quinta-feira, 4 de agosto de 2011 Marcadores:

http://oreinoemnos.blogspot.com/

1. Nunca descreia do poder do amor, ainda que você demore muito a ver os resultados;

2. Não tema pedir em oração, pois o Pai tem prazer em nos ouvir pedindo em fé confiante; mas lembre que Deus não está preso à oração, posto que somente nos atenda naquilo que Ele, como Pai, não julgue que nos fará mal;

3. Leia as Escrituras, especialmente a parte chamada de Novo Testamento; pois toda pessoa que, tendo tal chance, não a use, demonstra que não deseja mesmo conhecer a Deus; posto que seja pela leitura da Palavra que melhor se possa discernir a vontade de Deus;

4. Exercite-se na dadivosidade e na generosidade, pois por tais exercícios seu coração se manterá sóbrio em relação a dinheiro e poder;

5. Nunca fuja de uma necessidade humana que você possa ajudar a resolver... Seria como fugir de Jesus;

6. Fuja do pensamento malicioso. Seja sábio e sóbrio, mas não olhe com malicia, posto que o olhar malicioso corrompa todo o seu ser;

7. Cuidado com todas as raízes perversas... Sim, cuide de seu coração para que nele não cresçam as raízes da inveja, da amargura, da arrogância ou da auto-vitimização; pois essas são as piores raízes a serem deixadas vivas no chão do ser;

8. Nunca se sinta importante, pois tiraria toda a sua naturalidade de ser e viver...; além de que tal sentir é a ladeira para o abismo;

9. Nunca fuja de nenhuma verdade sobre você ou sobre quem você ame; pois, por tal evasão perde-se o discernimento e mergulha-se o ser no escafandro do auto-engano no fundo de um mar de rochas... Além disso, quem determina um auto-engano no pouco, esse será enganado no muito;

10. Ame a Deus e ao próximo; e não existirá lugar para ídolos em seu coração.
Estas são coisas simples e vitais... E aqueles que as seguem sempre são bem-sucedidos em tudo o que fazem; posto que seu fluxo de energia decorra da fonte do que é em Deus.