Reflexão - Miscelânea

sábado, 29 de janeiro de 2011 Marcadores:



Johannes Eckhart

Quanto mais seu coração estiver treinado para ser sensível a influências divinas, tanto mais feliz será o homem; quanto mais desenvolver essa preparação, tanto mais alto subirá na escala da felicidade.

Mas o homem algum pode ser sensível a influência divina a não ser conformando-se com Deus, e em proporção a sua conformidade ele é sensível a tal influencia. A conformidade deriva da submissão a Deus. Quanto mais o homem se sujeitar às criaturas, tanto menos se conformará co Deus, mas o coração puro, desinteressado, estando vazio de criaturas, está constantemente adorando a Deus e conformando-se com ele, e é, portanto, sensível a sua influência. É isso que Paulo quer dizer quando diz; "Revesti-vos do Senhor Jesus Cristo"- isto é, conformai-vos com Cristo! Lembre-se de que quando Cristo tornou-se homem, ele não foi apenas um único homem, mas tomou sobre si toda a natureza humana. Se, portanto, você sair e se afastar das criaturas, aquilo que Cristo tomou sobre si é o que sobrará pra você e você terá de revestir-se de Cristo.

Se um homem quiser ver a excelência e utilidade do perfeito desinteresse, que leva a sério o que Cristo disse aos discípulos acerca da sua humanidade; "Convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros"- como se dissesse; "Vocês se comprazem demais com minha forma visível, e, assim o perfeito prazer do Espírito Santo não pode ser de vocês". Assim, descartem essa forma e unam-se a essência informal, pois o conforto espiritual de Deus é muito sutil e só atinge os que desprezam os confortos físicos
.


0 comentários:

Postar um comentário